Grupos Focais Online com ‘novas’ técnicas
Os grupos focais sempre foram uma técnica importante da pesquisa qualitativa, dada a sua capacidade de propiciar a criação de insights seja para o pré-teste de produtos, explorar a percepção das marcas, conhecer aspectos subjetivos e outro sem número de finalidades.
Aparentemente, os grupos focais surgiram na década de 1950, nos Estados Unidos, para avaliar respostas da audiência sobre um programa de rádio, e nesses tempos iniciais eram bastante utilizados por agências de publicidade.
Alguns anos foram necessários até que a comunidade ‘tradicional’ de pesquisa passasse a levar mais a sério os resultados que a abordagem qualitativa proporciona, período em que o briefing, o roteiro, o recrutamento e outros passos foram aprimorados e ‘padronizados’.
Pessoalmente considero que a melhor imagem para visualizar as diferenças entre a abordagem ‘quali’ da ‘quanti’ seja a figura a seguir, que com clareza e objetividade exemplifica essa complementariedade.
E de alguns anos para cá a versão online dos grupos focais vem ganhando uma crescente importância frente ao formato convencional (presencial), seja pelas novas possibilidades oferecidas como também pela forte adequação às necessidades do mercado e da situação atual.
Os grupos focais online são reuniões virtuais onde se discute um tema específico, com o objetivo de conhecer opiniões, reações e sentimentos e, diferentemente do seu início, onde era cogitado quase que apenas em situações específicas (participantes de diferentes localidades, inexistência de salas de espelho na cidade, etc.), hoje já seriam o modelo considerado como a 1ª opção.
Apesar de terem surgido como alternativa ao formato presencial, suas vantagens com a tecnologia atual são consideráveis e relevantes e assim trata-se de uma tendência que cada vez mais vem ganhando espaço no universo da pesquisa de mercado e opinião.
A realização de um estudo bem-sucedido com grupos focais online pressupõe, no entanto, que determinados aspectos sejam rigorosamente seguidos, parte deles também já requeridos no formato presencial:
• objetivo claro: a partir do qual são definidas a estratégia de abordagem, as perguntas do roteiro e as dinâmicas a serem empregadas
• perfil de participantes: definição de quem precisa ser ouvido e como serem recrutados, a partir de características pré-determinadas para formar os grupos
• moderador: responsável pela condução do grupo e capacitado para extrair as respostas, visando as conclusões, recomendações e insights esperados
Dentre as principais vantagens oferecidas pelos grupos focais online, em comparação com o formato convencional (presencial), merecem destaque:
• flexibilidade: independem da localização dos participantes e de um local físico específico como as salas de espelho
• naturalidade: ao participarem em seu próprio ambiente, as pessoas tendem a agir de forma mais natural, espontânea e a perceberem tudo como algo menos intimidador
• rapidez: diminuição considerável no tempo de recrutamento dos participantes, na preparação e na formação dos grupos
• investimentos: redução expressiva dos custos pela não necessidade de sala de espelho, das bebidas & salgadinho, das despesas de transporte e de gravação
• acesso: disponibilização imediata da gravação e da filmagem para os interessados, independentemente de haverem ‘assistido’ o grupo
• presenças: o percentual de participação dos recrutados tende a ser maior pela não necessidade de deslocamentos, elevando a taxa de sucesso e o mínimo de presenças
• interação: a comunicação entre clientes e moderação ganha mais agilidade e discrição por passar a ser via chat, eliminando o ponto ou as interrupções dos bilhetinhos
• insights: as conclusões dos grupos online aparentam ser melhores, uma vez que as opiniões dos participantes tendem a ser mais sinceras dada a familiaridade do contexto
Ao mesmo tempo em que certos cuidados adicionais, que sequer eram necessários no formato convencional (presencial), tornam-se críticos ao considerar a realização de grupos focais online, tais como:
• plataforma: é fundamental para o sucesso do estudo e deve ser avaliada levando em consideração as necessidades específicas dos estímulos e das dinâmicas dos grupos
• certificação: algo a ser atentado com relação ao prestador de serviço, de modo a assegurar retorno, confiabilidade e respeito aos fundamentos teóricos
• participantes: diferentemente dos grupos presenciais, o total de participantes recomendado para o formato online é de 5 a 7 pessoas
• duração: diferentemente dos grupos presenciais, a duração recomendada para o formato online é de 60 a 80 minutos
• recrutamento: ainda que similar aos grupos presenciais, cuidados adicionais são recomendados quanto aos equipamentos e à familiaridade com câmara e microfone
Dadas as vantagens observadas, os grupos focais online vêm conquistando um espaço cada vez maior no universo da pesquisa, inclusive passando a fazer parte de projetos que anteriormente apenas consideravam uma abordagem quantitativa, seja por custos ou mesmo pelos prazos.
Outras vantagens, não menos relevantes, como: melhor qualidade das gravações (pelos participantes falarem mais ordenadamente e um de cada vez), possibilidade do(a) mesmo(a) moderador(a) realizar mais grupos por dia no mesmo estudo, ilimitada capacidade de ‘clientes’ assistirem ao grupo ao vivo, viabilidade de avaliar e registrar as expressões faciais dos participantes, etc. apenas reforçam essa diferenciação e confirmam o crescimento da importância dessa técnica.
Ricardo Checchia
Engenheiro, sócio da Checon Pesquisa,
membro da Esomar e conselheiro da ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa