Os homens são pervertidos, as mulheres são garimpeiras – eye tracking
A Miratech e seus parceiros internacionais conduziram o primeiro estudo de caso internacional de rastreamento ocular para medir como homens e mulheres olham para a foto de uma jovem sexy.
Conclusão: os homens olham para o peito da mulher e as mulheres olham para o anel.
Miratech liderou um estudo de caso envolvendo homens e mulheres em proporções iguais, para um total de 210 participantes de 7 países:
- França – Miratech
- Dinamarca – Eyefact
- Holanda – Concept7
- Inglaterra – Bunnyfoot
- Brasil Checon Pesquisa
- Espanha – Université Pompeu Fabra
- EUA – Laboratórios de Experiência do Cliente
Alguns desses parceiros são membros da Parceria Internacional para Testes de Usabilidade – IUTP – uma rede dedicada a testes de usuários e pesquisas com consumidores. O IUTP é apoiado pela Tobii, o desenvolvedor líder mundial de equipamentos de rastreamento ocular.
O teste foi conduzido individualmente. Cada participante foi simplesmente solicitado a olhar para a foto de uma jovem por 20 segundos, sem instruções específicas.
Enquanto olhavam para a foto, os movimentos dos olhos foram medidos usando a tecnologia de rastreamento ocular.
Miratech então compilou e analisou os resultados. Os resultados detalhados estão disponíveis em um white paper.
Men_are_pervs.pdf (PDF 5,9 Mb)
Diferenças entre homens e mulheres
Em todos os países, existem algumas diferenças de comportamento entre homens e mulheres.
1 – Os homens passam 37% mais tempo olhando para o peito do que as mulheres.
Os homens são todos iguais
2 – As mulheres passam 27% mais tempo olhando para o anel do que os homens.
3 – As mulheres olham para a parte superior do rosto para identificar a jovem, enquanto os homens olham para os lábios.
Comportamentos semelhantes entre países e gêneros
Certos comportamentos são idênticos, independentemente do país ou sexo:
1 – O rosto é a área mais vista
2 – O tempo gasto olhando para a pélvis, mão direita e cabelo é idêntico para homens e mulheres
Diferenças entre países
Existem grandes diferenças de comportamento entre os países.
1 – Dos grupos de mulheres, são as francesas que mais olham para o peito! Elas olham para o peito 2,7 vezes mais do que as mulheres inglesas, que vêm em último lugar nesse ranking específico.
2 – Os franceses e dinamarqueses passam a maior parte do tempo olhando para o peito – quase o dobro do tempo dos outros países!
3 – As mulheres inglesas são as mais materialistas: passam 149% mais tempo olhando o anel do que os homens ingleses e 2,2 vezes mais do que as francesas.
4 – A França é o país com menos diferença entre homens e mulheres. Os franceses são os que mais passam o tempo olhando para o peito. Os franceses passam apenas 9% mais tempo olhando para o peito do que as francesas.
Os benefícios do eye tracking
Depois de olharem para a foto, pedimos aos participantes que preenchessem um questionário para nos contar o que tinham visto.
Ao responder ao questionário, foram os homens que mais mencionaram os olhos e o anel, mas foram as mulheres que mais os olharam.
Esta é uma boa ilustração da diferença entre o que é auto-relatado (questionário) e o que é medido (rastreamento ocular). Com o rastreamento ocular, é possível medir comportamentos que são impossíveis de revelar usando métodos convencionais de pesquisa.
Conclusão
A Miratech e seus parceiros internacionais conduziram o primeiro estudo de caso internacional de rastreamento ocular para medir como homens e mulheres olham para a foto de uma jovem de aparência provocante.
Conclusão: os homens são pervertidos e as mulheres são garimpeiras.
Os resultados detalhados estão disponíveis em um white paper: Men_are_pervs.pdf (PDF 5,9 Mb)
Novidades: A Miratech conquistou o Primeiro Prêmio do evento Be-UX Paris pela criação do Wonder.Legal, um site para geração de contratos e cartas de forma simples.