Uma visão geral da indústria
Que a pandemia, ou mais especificamente o isolamento social, chegaram para impactar a fundo a forma como as pessoas e as empresas trabalham não chega a ser um tema novo e já foi bastante discutido e analisado.
O que talvez não tenha sido tão percebido foram outras mudanças que estão em andamento e que, da mesma forma, têm modificado substancialmente a forma de se fazer negócios e o relacionamento entre clientes e fornecedores.
Como não poderia deixar de ser, a área de pesquisa de opinião pública e de mercado não tem passado incólume a tais efeitos, mas diferentemente do imaginado no início desse período de calamidade pública, boa parte das mudanças têm se mostrado positivas.
Mais do que apenas isso, na realidade tais modificações têm trazido vários benefícios para ambas as partes (clientes e fornecedores), otimizado em muito a aplicação dos recursos financeiros e trazido muito mais agilidade para as pesquisas.
O curioso é que, a rigor, a tecnologia e a infraestrutura para essas modificações já existiam e eram disponíveis e acessíveis a todos, mas somente têm ganhado espaço a partir das contingências existentes desse novo momento.
Não estou sequer me referindo ao crescimento da substituição das entrevistas face a face pela web, os dos grupos focais presenciais passando para o formato online, mas sim a outras práticas que vêm se firmando no nosso mercado
Um exemplo muito importante consiste na prova de conceito que foi exigida em uma licitação recente e que nada mais era do que um teste para que o contratante pudesse verificar a capacidade do fornecedor em prestar determinado tipo de serviço.
Nessa caso a prova consistir em realizar um determinado número de entrevistas telefônicas, entre 100 e 150, em um certo período (5 horas), com uma equipe de 4 ou 5 entrevistadores, a partir de uma listagem fornecida pela contratante no dia do teste.
O questionário empregado era bastante simples, com não mais do que 10 perguntas fechadas e foi entregue com 1 dia de antecedência para que fosse devidamente programado pelo fornecedor.
De modo a assegurar a qualidade esperada, o sistema de telefonia empregado deveria possibilitar que as entrevistas pudessem ser acompanhadas ao vivo, durante a aplicação do questionário, além da própria gravação da interação.
Além disso, a prova de conceito exigia também que, em até 48 horas, fosse disponibilizado para a contratante um dashboard com os principais resultados, simulando assim de forma quase completa as diferentes etapas de uma pesquisa quantitativa.
A prova de conceito é um avanço importante porque se trata de uma solução simples, de fácil implementação, de um procedimento que foi aplicado somente depois da seleção inicial dos potenciais fornecedores por preço, ou seja, sem afetar os critérios habitualmente postos em prática nas licitações públicas, ao mesmo tempo em que agregava também um critério técnico capaz de minimamente garantir segurança à contratação.
Outra iniciativa bastante interessante vivenciada recentemente foi a realização de uma live entre uma contratante de pesquisa e os seus possíveis fornecedores para uma discussão centrada em um briefing abrangente que abarcava diferentes metodologias e técnicas.
O objetivo consistia em avaliar diferentes aspectos sobre o documento, seja com relação ao entendimento, à exequibilidade, à avaliação das condições exigidas e outros pontos de modo a assegurar o êxito na contratação.
Nesse caso em particular o conteúdo do briefing foi tornado público via web, ao mesmo tempo em que foi também realizado um contato anterior com diferentes fornecedores já conhecidos de modo a indagar quanto ao interesse em participar da live e se assegurar da presença de um mínimo de empresas no evento.
As vantagens para a contratante foram diversas, como por exemplo, de antemão conhecer o nível de interesse despertado, saber previamente o tipo e o porte de fornecedor com que poderia contar e assim proceder a eventuais correções de rumo, caso necessário.
Além disso, a reunião se prestou ao esclarecimento de dúvidas que possibilitaram uma melhor redação do briefing, evitando-se assim surpresas desagradáveis desde pontos técnicos até possíveis contestações que poderiam atrasar ainda mais o processo.
A apresentação de sugestões quanto aos melhores formatos, técnicas e mesmo públicos-alvo foi outro ganho para a contratante advindo do modelo que implicou mais uma vez em ajustes do briefing, ou simplesmente a confirmação de estarem na rota correta.
O fato da live haver sido pública e aberta a todos os potenciais fornecedores em participar da concorrência, assegurava transparência ao processo e, de certa forma, resguardava a contratante contra eventuais críticas, até pela oportunidade concedida à manifestação dos interessados.
Outra mudança positiva percebida no dia a dia que temos observado também é uma maior disposição para a realização de reuniões de acompanhamento e de esclarecimento dos projetos de pesquisa.
O que antes envolvia uma relativa complexidade com relação à compatibilização de agendas entre o fornecedor e o contratante, seja pelas viagens, pelas inúmeras reuniões de ambos os lados, pelo tempo de deslocamento etc. parece que ganhou uma enorme simplificação.
A possibilidade de trocar consultas rápidas pelo WhatsApp, de agendar reuniões virtuais (em várias plataformas) para daqui a 1 ou 2 horas, de manter um contato visual & virtual quase que a qualquer tempo, de esclarecer dúvidas tão logo surjam, de certa forma como que aproximaram as relações.
Além de agregar mais objetividade, mais produtividade e total dinamismo entre as partes, contribuindo, em muito, para a realização e a entrega de pesquisa bem mais ágeis e rápidas.
Ainda que em um primeiro momento as reuniões virtuais para a apresentação de resultados tenham incomodado pela dificuldade em observar as reações das pessoas, de sentir a receptividade às informações e pela falta de hábito, o fato é que essas estão para ficar.
Passada essa fase de estranhamento naturalmente as vantagens se tornaram mais perceptíveis, pois além de serem bem mais práticas e mais baratas, tal formato oferece também outras vantagens para a contratante que não podem ser desconsideradas.
Uma delas diz respeito a possibilidade de se conseguir uma maior atenção dado não existirem outros aspectos na reunião virtual disputando pela mesma atenção, como o de outras pessoas na sala no modelo presencial, ou as conversas paralelas, etc.
O chat para a apresentação de perguntas de alguma forma organiza melhor esse processo, por possibilitar que os questionamentos sejam mais objetivos (por precisarem ser redigidos) ao mesmo tempo que engaja e aprofunda a discussão por serem visíveis a todos.
Mas o mais interessante da apresentação dos resultados no formato virtual consiste na gravação da apresentação, algo também possível no passado, mas raramente realizado, simplesmente porque não era prático.
Agora, com um clique, o arquivo da apresentação e dos resultados estão disponíveis a todos, o que ainda possibilita a reprodução da gravação para outras audiências da própria contratante, sem qualquer custo adicional.
Ricardo Luiz Checchia
Engenheiro, sócio da Checon Pesquisa
Membro da Esomar e Conselheiro da ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa